Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Galaxy Nexus, da Samsung, é o primeiro smartphone com Android 4.0


Com tela de 4,65 polegadas, aparelho da Samsung será pioneiro em explorar novos recurso do Android anunciados hoje pelo Google


Em evento realizado em Hong Kong (China) à 0h desta quarta-feira (horário de Brasília), o Google e a Samsung anunciaram o Galaxy Nexus, primeiro smartphone do mundo a receber a mais nova versão do Android, chamada de 4.0 ou Ice Cream Sandwich. Com a nova versão, o Google unifica novamente as versões do sistema operacional de smartphones e tablets, num esforço para reduzir a fragmentação do software.

O aparelho possui tela de 4,65 polegadas com tecnologia Super Amoled e resolução de 1280 x 720p. Ele tem design curvo e tem espessura de apenas 9,4 milímetros em sua parte mais fina, além de borda com pouco mais de 4 milímetros, o que aumenta a área de tela disponível para exibição do sistema. Uma câmera que permite fotografar com resolução de 5 megapixels e filma com resolução máxima (1080p) compõe o smartphone.

Segundo a Samsung, o Galaxy Nexus chegará primeiro nos Estados Unidos, Europa e Japão a partir de novembro. Após esta data outros países começarão a receber o produto, mas a empresa não divulgou as datas de lançamento para estes países. O preço do Galaxy Nexus também não foi divulgado. O aparelho chegará ao mercado em duas versões, com conexão 3G HSPA+ ou com 4G (também conhecida como LTE).



Foto: ReutersAmpliar
Detalhe do novo smartphone Galaxy Nexus, da Samsung
Android 4.0 elimina botões físicos

O Galaxy Nexus é o primeiro smartphone com Android que não oferece botões físicos na parte frontal do aparelho. Os botões tradicionais, que permitem acessar o teclado para fazer ligações e acessar os aplicativos em execução, além do botão home, agora fazem parte do software e aparecem ou se escondem, conforme as telas do sistema e dos aplicativos. “O Ice Cream Sandwich é o primeiro passo para tornar o Android mais atraente, mais fácil de usar e mais inteligente”, disse Matias Duarte, diretor de experiência de usuário do Android no Google.

A interface do Android 4.0 ganhou animações sutis, como a que induz o usuário a desbloquear o aparelho. Outra inovação é o uso de reconhecimento facial para desbloquear o aparelho, em vez de senha. O usuário posicionará o rosto em frente à câmera frontal do aparelho e ela desbloqueará o aparelho após analisar uma imagem digitalizada do rosto. O recurso, no entanto, não funcionou durante a demonstração.

Esta própria página de desbloqueio ganhou também um ícone de câmera fotográfica, que permite que o usuário a inicie mesmo sem ter desbloqueado o aparelho. “A melhor câmera é a que está disponível na hora que você precisa tirar a foto”, disse o brasileiro Hugo Barra, diretor de produto do Android no Google. Ao desbloquear o aparelho, o usuário poderá navegar por múltiplas páginas iniciais, onde poderá instalar ícones de widgets para ver atualizações sem abrir aplicativos.

Os widgets, inclusive, se tornaram redimensionáveis, ou seja, por meio de gestos de zoom já adotados por aparelhos com tela sensível ao toque, será possível aumentar ou diminuir o tamanho dos ícones. A página que concentra todos os aplicativos agora concentrará também uma aba que mostrará todos os widgets disponíveis. A partir dela, será possível arrastar ícones para adicionar ou retirar widgets das áreas de trabalho.

O navegador do Android também ganhou modificações. Agora, o usuário poderá acessar sites em até 16 abas simultâneamente, poderá sincronizar os favoritos com o navegador Chrome instalado no desktop ou notebook e também poderá salvar páginas para ler offline, como alguns aplicativos, por exemplo o Read It Later, já fazem. Os internautas também poderão escolher o novo modo de navegação privado. O aplicativo do Gmail também ganhou novos recursos, entre eles a busca offline em mensagens baixadas nos últimos 30 dias.

De maneira similar ao Windows Phone, sistema operacional da Microsoft, o Ice Cream Sandwich ganhou um aplicativo chamado Pessoas. Por meio dele, o usuário poderá navegar por perfis dos contatos, que concentrarão fotos, últimas atualizações de status em redes sociais e todas as formas de contato. Ao começar uma conversa por e-mail, será possível também alternar o canal de comunicação para mensagens SMS, e-mail e redes sociais – recurso também disponível na nova versão do Windows Phone, conhecida como Mango.

Outro recurso interessante é o Android Bean, que permite compartilhar o conteúdo em exibição na tela do celular com outro aparelho compatível por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication), já usada nos EUA para pagamentos via celular. Para isso, basta aproximar a parte traseira dos dois aparelhos e pressionar o ícone que aparecerá na tela. O conteúdo aparece na tela do outro celular instantâneamente.

Apesar do lançamento do Galaxy Nexus no mês que vem, o Google anunciou hoje que o kit de desenvolvimento (SDK) do Android 4.0 já está disponível para desenvolvedores. Por meio dele, segundo Barra, os desenvolvedores terão acesso às interfaces de programação de aplicativos (APIs) de todos os novos recursos do sistema.


IG-TECONOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos.
Não serão aceitos comentários sem os referidos autores, mesmo os anônimos.