Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Os golfinhos e as Orcas



Apesar de ser chamada de baleia, a orca, na realidade é uma parente do golfinho.

Leia mais detalhes sobre ambos: golfinhos e orcas.

As orcas são chamadas de baleias assassinas. Curiosamente, elas nem são baleias e sim parentes dos golfinhos, mas enormes. Já se são assassinas ou não, aí depende. Para os animais caçados por elas certamente elas são consideradas assassinas. No entanto, elas somente caçam para buscar comida ou então para treinar os filhotes no que se refere a caçarem quando atingirem a idade adulta. E mais: as orcas são grandes adversárias de tubarões brancos e, na luta, saem vitoriosas. Pena que o golfinho do vídeo não foi veloz o suficiente para se livrar das "garras" das orcas. São parentes que não se deram bem.

Ranier Schimpf liderava um grupo de mergulhadores, quando notou que um golfinho tinha sido separada de seu grupo por cinco orcas. Elas nadavam ao redor dele revezando-se em acertá-lo violentamente com a ponta do nariz. O golfinho foi lançado no ar pela força de impacto das orcas que são bem maiores. O golfinho após virar um saco de pancada acabou indo parar inconsciente na superfície, até que as orcas puxaram-no para o fundo.

OBSERVAÇÃO: BAIXE O VÍDEO E ASSISTA EM SEU COMPUTADOR ACESSANDO: http://www.youtube.com/watch?v=l-bxOnAOH7I&eurl=http://xo.typepad.com/
USE UM BOM GERENCIADOR DE DOWNLOAD. Sugiro o Free Download Manager

Assim sendo as orcas caçam para a alimentação e treinamento dos jovens, diferente dos humanos que na maioria das vezes caçam mais para diversão e extinção dos animais do que para sobrevivência propriamente dita.

No século XVIII, marinheiros espanhóis chamavam a Orca de assassina de baleias, já que um grupo de Orcas podia atacar e matar uma grande baleia (atenção: a Orca é um animal carnívoro). A partir daí, foi um pulo para inverter os termos e a Orca virar uma “baleia” e não bastando, “assassina”.

QUANTO AOS GOLFINHOS...

Também chamado de "delfim", o golfinho é um mamífero perfeitamente adequado para viver no mar, podem mergulhar a bastante profundidade e se alimentam de peixes e sobretudo de lulas. Nos aquários aprendem a alimentar-se. Podem viver de 25 a 30 anos.

É possível treiná-lo e executar grande variedade de tarefas - algumas de certa complexidade. Outra característica que torna o golfinho interessante, é a sua capacidade de brincar. Nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas - alimentação, reprodução e proteção.

Viver em grupos e sua inteligência são traços característicos. Todos são nadadores privilegiados e, às vezes, saltam até cinco metros acima da água. Podem nadar a uma velocidade de 61 km/h.

Anatomia
Não tem orelhas: apenas dois pequenos orifícios que ficam junto aos olhos. Entretanto, sua sensibilidade auditiva é extraordinária. Eles descendem de mamíferos terrestres. Seus membros dianteiros, em forma de nadadeiras, conservam por dentro a ossadura dos mamíferos de terra, inclusive a mão de cinco dedos. Sua cabeça é pequena em relação ao corpo, e os olhos são bem grandinhos para o tamanho da cabeça. Apesar de seus 80 a 100 dentes em cada maxilar, os golfinhos não mastigam. Engolem tudo e o estômago faz o resto.

Gestação e filhotes
A fêmea do golfinho passa 12 meses esperando seu rebento. Ao nascer, este já é bem grandinho, mas, ainda assim, dá um trabalho enorme à mãe. Nos primeiros tempos, além de amamentá-lo, ela precisa levá-lo de vez em quando à superfície para respirar. Passada essa fase inicial, o pequeno passa a usar a narina que tem no alto de sua cabeça, mas continua a depender da mãe para se alimentar por cerca de um ano.

Respiração
Exibicionistas e brincalhões, os golfinhos parecem até bandos de meninos em recreio. Em parte, tais acrobacias são puras demonstrações de agilidade e força; em parte, devem-se a necessidade que têm em respirar periodicamente. Saindo da água, eles expelem o ar pela única narina que possuem, tomam fôlego de novo e voltam a mergulhar.

Boto
Os golfinhos são animais que geralmente preferem viver em alto mar. Mas o boto, outro animal bem conhecido que pertence à família dos Delfinídeos, vive na água doce em certas partes da Amazônia. O boto branco, vive no rio amazonas e é venerado pelos índios sob o nome de "Iara".

Classificação Científica

Gênero - Globicephala
Família - Delfinídeos
Subordem - Odontocetos
Ordem - Cetáceos.

Sons

Os golfinhos nadam livremente pelas águas escuras e agitadas, orientando-se somente pelos ecos dos sons que produz. O formato de sua cabeça funciona como uma caixa acústica. O sonar dos golfinhos opera com uma precisão de detalhes maior do que o sonar eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários ofensivos.
Não serão aceitos comentários sem os referidos autores, mesmo os anônimos.