Powered By Blogger

terça-feira, 27 de abril de 2010

Uganda, homosexualismo e leis


Não bastando a imoralidade que percorre o mundo, aqueles que se posicionam contrário ao senso comum, mas de valor moral desprezado por sofismas de libertinagens, são taxados como radicais da moralidade.

Interessante o fato de que há nos países movimentos a favor dos direitos humanos que vão conta aquilo que é natural do ser humano em si tratando de procriação. Essas pessoas dizem que um casal homosexual pode criar uma criança normalmente como os heterosexuais criam os que nascem deles.
Isso é verdadeiramente nojento, visto que a criança deverá se habituar a uma ambiente em que "os pais" homosexuais trocarão intimidades. E os colegas de colégio? O que dirão dessa situação? Não será motivo para chacota por parte dos colegas nessa situação contrário ao que naturalmente foi estabelecido. Mas os defensores argumentarão que é dever da escola frear o "mal comportamento" dos colegas que possuem pais heterosexuais.

Homem e mulher devem gerar filhos. Isso é o natural estabelecido por Deus.
Quando isso muda de padrão de comportamento e essência de vida, vemos muitas doenças, dentre elas a AIDS.

Na Holanda é sabido que as prostitutas são tratadas como possuidoras de profissão uma vez que esse tipo de atividade remonta milhares de anos. O fato de isso existir há muito tempo, não quer dizer que esteja correto. Para exemplificar isto, pergunto: qual pai ou mãe de sã consciência estimularia a filha a se tornar uma prostituta? Quem investiria recursos para tal formação acadêmica?. Ora; se não se aceita colocar uma adolescente ou criança na escola formadora de homosexuais ou prostitutas, então por que chamá-los de profissionais do sexo?.
Acontece que os valores morais estão se invertendo: o que era imoral é agora lei que deve ser obedecida. E o que era moral é taxado como preconceito.

Em Uganda, embora pareça radical, o que for declarado homosexual deverá sofrer as devidas punições, e até mesmo a morte. Se as leis de lá são rígidas demais contra os homosexuais, aqui no Brasil as leis são por demais liberais.

Os países devem respeitar as leis que existirem em outros. Pois se todos os países devessem seguir uma norma de leis humanas, então deveriam muito mais seguir aquela que foi estabelecida por Deus: os Dez Mandamentos.
Os que se levantam a favor do antigo sistema de moralidade são taxados como moralistas e sem bom senso. Acontece que impera neles o senso de que algo com a humanidade vai indo muito mal. Brevemente, manter relação sexual com animal será tido como algo normal, visto que no passado isso já era praticado! Poderão até criar leis que defendam esse comportamento, e aqueles que se posicionarem contra poderão pagar o preço de anti lei.
O que isso quer dizer? O mundo está se tornando uma nova Sodoma de amplitude catastrófica!

Não demorará muito e DEUS virá consertar essas distorções que ora impregna o mundo!

MARANATA!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Stephen Hawking pede: evitem contato com ETs




O renomado físico britânico acredita que civilizações extraterrestres podem roubar os recursos naturais da Terra

O renomado físico britânico Stephen Hawking sugeriu que os seres humanos devem evitar fazer contato com seres extraterrestres.

Em uma série de documentários a ser exibida em maio no Discovery Channel, Hawking diz que é "perfeitamente racional" acreditar que pode existir vida fora da Terra, mas adverte que os alienígenas podem simplesmente roubar os recursos do planeta e ir embora.

"Se os alienígenas nos visitassem, as consequências seriam semelhantes às (que aconteceram) quando (Cristóvão) Colombo desembarcou na América, algo que não acabou bem para os nativos", afirma.


Foto: © APAmpliar
Hawking durante uma palestra no Texas, no começo de abril: especulação sobre como seriam formas de vida alienígenas
"Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como vida inteligente pode evoluir para alguma coisa que não gostaríamos de encontrar."

No passado, foram enviadas sondas para o espaço levando artefatos com diagramas e desenhos mostrando a localização da Terra.

Hawking diz que a probabilidade matemática é de que existam seres vivos em outros lugares do universo mas "o verdadeiro desafio é imaginar como poderia ser a aparência dos alienígenas".

O programa especula sobre várias espécies de extraterrestres, inclusive herbívoros de duas patas e predadores semelhantes a lagartos.

Hawking admite, contudo, que a maior parte dos seres em outras partes do universo provavelmente não passará de micróbios.

Em uma série exibida recentemente na TV da BBC - Wonders of the Solar System (Maravilhas do Sistema Solar) - o físico britânico da Universidade de Manchester, Brian Cox, também sugeriu que pode haver vida em outra parte do nosso sistema solar.

Segundo Cox, pode haver organismos sob a camada de gelo que envolve Europa, uma das luas de Júpiter.

Ele afirmou que aumentam os indícios de que pode haver vida em Marte. "Nós só saberemos com certeza quando a próxima geração de naves espaciais, adaptadas para procurar vida, for lançada para as luas de Júpiter e as planícies áridas de Marte nas próximas décadas."

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/stephen+hawking+pede+evitem+contato+com+ets/n1237596399405.html

NOTA: Essa é mais uma história para ficção científica de cinema! Alguns pontos estão extremamente errados em tais conceitos de vida fora do nosso planeta:
1 - A vida fora da Terra não se resume apenas a microorganismos. Existem vidas inteligentes visto que a Terra não é o planeta mais velho dos sistemas solares das galáxias. Portanto do mesmo jeito que há vida aqui, também há vida longe daqui.
2 - Os extraterrestres não são animais irracionais, mas seres pensantes propensos a fazer o bem e o mal. Os que fazem o mal [medo de Stephen Hawking], já estão conosco há um bom tempo. São conhecidos como demônios, anjos maus ou espíritos malignos. São invisíveis aos nossos olhos, mas causam muitos males a humanidade trazendo problemas sociais. Já os demais anjos, os bons, estão aguardando a ordem de Deus para vir à Terra resgatar os que Jesus comprou com o sangue dEle na cruz do Calvário. Na segunda vinda de Jesus isso se concretizará [Mateus 24:29-31, 25:31].

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sonda da Nasa envia imagens inéditas do Sol



A sonda da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, lançada para estudar o Sol enviou as primeiras imagens do astro. Chamada de Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), a nave enviou imagens de explosões gigantescas e grandes arcos de gases.

A alta resolução das imagens enviadas pela sonda deve ajudar os cientistas a compreender a atividade solar e o impacto desta atividade na Terra.


O SDO foi lançado do Cabo Canaveral em fevereiro de 2010, custou US$ 800 milhões e deve operar até pelo menos os próximos cinco anos.

Os pesquisadores esperam que, com este prazo de funcionamento da sonda, eles consigam prever o comportamento do Sol da mesma forma que meteorologistas conseguem prever o clima da Terra.

A atividade solar tem uma influência profunda na Terra. Grandes erupções de partículas carregadas e a emissão de radiação intensa podem interferir no funcionamento de satélites, sistemas de comunicação além de significar um risco à saúde de astronautas.

Detalhe

Os cientistas da equipe do SDO dizem que as imagens recebidas abrem caminho para novas descobertas sobre a estrela central do sistema solar.

"As imagens do SDO são impressionantes e o nível de detalhe que elas revelam, sem dúvida, vai liderar um novo ramo de pesquisa, sobre como os campos magnéticos solares se formam e evoluem, levando a uma compreensão muito melhor de como a atividade solar se desenvolve", disse um dos pesquisadores, o professor Richard Harrison, que trabalha no Laboratório Rutherford Appleton, na Grã-Bretanha.


É como olhar os detalhes de nossa estrela pelo microscópio", afirmou o cientista à BBC. O SDO está equipado com instrumentos para investigar o funcionamento dentro, na superfície e na atmosfera do Sol.

A sonda consegue imagens completas do Sol com uma resolução dez vezes melhor do que a média conseguida por uma câmera de televisão de alta definição. Isto permite que a escolha de imagens de aspectos na superfície do Sol e em sua atmosfera cujo tamanho pode chegar até 350 quilômetros.

Outra vantagem é que as imagens são enviadas rapidamente, em segundos.

Dínamo solar


Os instrumentos do SDO operam em comprimentos de onda diferentes, com isso os cientistas poderão estudar a atmosfera do Sol em camadas.

Mas, o grande desafio para a sonda será analisar o funcionamento do dínamo solar, uma profunda rede de correntes de plasma que geram o campo magnético do Sol.

É este dínamo que, em última análise, é o responsável por todas as formas de atividade solar, desde as explosões na atmosfera do Sol até as áreas da estrela relativamente mais frias, chamadas também de manchas solares.

VEJA VÍDEO ABAIXO:



Matéria extraída do site abaixo: "http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2010/04/22/sonda+da+nasa+envia+imagens+ineditas+do+sol+9465273.html

NOTA: O sol realmente faz a diferença nas atividades humanas. Tome cuidado com os raios dele, pois podem causar câncer de pele se tomado fora do horário ideal! Mas você pode desfrutar da capacidade do sol de melhorar a sua saúde também, usufruindo dos raios emitidos por ele durante os horários em que níveis de radiação são menores: até às oito horas da manhã e depois da dezesseis horas.
Curioso é o fato do sol não ser uma estrela de grandeza considerável. Existem estrelas bem maiores do que ela como é o caso da Antares.

domingo, 18 de abril de 2010

Exoplanetas na contramão podem derrubar teoria





Uma descoberta do Observatório de Genebra pode colocar por terra a teoria planetária dominante, segundo a qual os planetas sempre orbitam em torno de seu sol na mesma direção, em rotação similar à da própria estrela. A reviravolta surgiu com o estudo de novos planetas que estão fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas, afirmaram astrônomos. A nova concepção se baseia na descoberta de nove exoplanetas – já foram descobertos 452 desde que o primeiro fora anunciado, em 1995. No entanto, esses últimos são especialmente úteis, pois não foram descobertos pelo cálculo da atração gravitacional que sofrem do sol, mas porque passaram diretamente na frente do sol. Uma equipe do Observatório de Genebra concluiu que seis dos 27 exoplanetas por ela estudados orbitavam na direção oposta à de sua estrela quente. A descoberta será anunciada em um encontro da Royal Astronomical Society, em Glasgow, nesta semana.

(Zero Hora)

Nota do autor do BLOG:Segundo matéria do site Inovação Tecnológica, "a teoria atual de formação dos planetas propõe que os planetas nascem de um disco de gás e poeira que circunda uma estrela jovem. Como esse disco protoplanetário gira na mesma direção da estrela, a teoria resultava em que os planetas formados a partir desse disco orbitariam, mais ou menos, no mesmo plano e se moveriam ao longo das suas órbitas na mesma direção que a rotação da estrela. Essa é cara do nosso Sistema Solar. Como somente há poucos anos os cientistas começaram a descobrir planetas orbitando outras estrelas, não é de estranhar que a teoria que tentava explicar a formação de todos os planetas resulte em sistemas planetários exatamente iguais ao nosso - o único observado até então". Assim avança a ciência e é assim que ocorrem as "revoluções científicas" (Kuhn). À medida que novos e mais precisos dados são coletados e analisados, se essas evidências contradisserem a teoria vigente, ela terá que ser revista ou mesmo descartada. Isso poderá acontecer com a teoria sobre as origem planetária. Com tantas evidências a favor do design inteligente da vida, isso também deveria acarretar numa revisão daquela teoria que tem o tempo e o acaso como molas-mestras.[MB]


Para ler mais matérias interessantes clique na figura abaixo.


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Querem tornar crime a liberdade de expressão e pensamento

Lamentavelmente estão procurando tornar lei algo que é apenas opinião de pessoas de bom senso comum.



Essa história de que homosexual é algo normal está fora da realidade da vida das pessoas. O homosexualismo é apenas uma distorção da sexualidade das pessoas que assim aderem a esse conceito de vida.

É verdadeiramente confusão, pois não dá para definir o que é um homosexual. Se a pessoa é mulher, gosta de mulher; se homem gosta de homem. Mas os mesmos nascem como mulheres e seus órgãos dão evidências disso. Ou então nascem homens e tudo na pessoa indica que ela é do sexo masculino.

Fica confuso, pois a mulher quer ser homem e o homem quer ser mulher.
Naturalmente não nasceram assim. Então há um desvio de identidade. É tanto que muitos homosexuais homens se vestem como mulheres por não concordarem o terem nascido homens.

Agora querem colocar uma lei nacional no Brasil para tornar crime quem não concorde com a visão de sexualidade entre pessoas de mesma origem sexual.
E quanto aos pregadores que afirmam que homosexualismo é pecado? Deverão não mais pregar contra esse tipo de existência citando os textos bíblicos referentes a isso?

Depois vão querer adotar crianças como se fossem pessoas normais; casais normais: homem e mulher. Não exporiam a criança ao ridículo diante de uma sociedade heterosexual? Não seria mesmo uma sociedade confusa tal como esse movimento é?

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Terremoto na China




O forte terremoto desta quarta-feira na remota província de Qinghai, noroeste da China e próxima ao Tibete, deixou 400 mortos e cerca de 10 mil feridos, segundo o balanço oficial mais recente divulgado pela agência oficial "Xinhua".



De acordo com um porta-voz do serviço de emergências da região, "pode haver mais vítimas, pois era tarde e as pessoas estavam em suas casas".


Bombeiros observam destroços na China / AP

O terremoto aconteceu às 7h49 locais (20h49 de terça em Brasília) e teve magnitude de 6,9 graus, de acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), e de 7,1 segundo o governo chinês.

O tremor foi seguido de três réplicas, de até 5,8 graus, segundo o instituto americano.

Destruição

Muitas casas desabaram, as estradas ficaram bloqueadas e os serviços de telecomunicaçãos estavam muito prejudicados nesta região do Himalaia, próxima ao Tibete.


Chinês caminha perto de prédios destruídos após tremor / AP

Na cidade de Jiegu, perto do epicentro, mais de 85% dos edifícios, desabaram, segundo o governo local. Entre os prédios afetados está uma escola profissionalizante, onde muitos estudantes ficaram soterrados.

"Em um instante, as casas foram abaixo. Foi um terrível terremoto", disse Gasong Nima, correspondente de um canal de TV local. "Em um pequeno parque, há uma torre budista que teve seu topo totalmente destruído. Todos estão na rua, em frente de suas casas, tentando encontrar familiares", disse o correspondente.

Segundo a imprensa chinesa, o aeroporto de Yushu estava sem comunicações e as estradas de acesso bloqueadas.

Resgate

O canal de TV oficial chinês, o CCTV, exibiu imagens de soldados retirando os escombros de casas em ruínas, em busca de sobreviventes.


Equipes de resgate buscam sobreviventes em escombros / AFP

Alguns integrantes das equipes de resgate reclamaram da falta de material. "Temos que usar principalmente nossas mãos para retirar os escombros, já que não dispomos de grandes máquinas", declarou Shi Huajie, chefe de polícia e coordenador dos resgates. "Também não temos equipes médicas", completou.

As autoridades provinciais enviaram 5 mil barracas e milhares de peças de roupa, segundo o ministério de Assuntos Civis.

A zona fica em uma região que registra muitos terremotos, habitada por camponeses e nômades da etnia mongol e tibetana. A área tem importantes reservas de carvão, chumbo e cobre.

Tremor de Sichuan

Há dois anos, em maio de 2008, a província chinesa de Sichuan sofreu um forte terremoto, que causou a morte de 87 mil pessoas. Entre as vítimas estavam milhares de estudantes de escolas primárias.

Cinco milhões de pessoas perderam suas casas no tremor e as autoridades estimaram que o trabalho de reconstrução levaria três anos.

Posteriormente, o governo puniu os responsáveis por compilar listas com o nome das vítimas e cidadãos que sugeriram que a baixa qualidade da construção das escolas havia contribuído para o alto número de mortos.

Notícia extraída da página abaixo:

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/04/14/terremoto+na+china+deixa+400+mortos+em+regiao+proxima+do+tibete+9457645.html

segunda-feira, 12 de abril de 2010

As teclas de funções do teclado de computador

Elas sempre estiveram ali, no seu teclado. Algumas delas nós até já conhecemos. Mas para que servem os outros tantos Fs? Por que nossos computadores contam com as 12 teclas de funções?

Os Fs nos acompanham há pelo menos 2 anos. Os teclados de padrão QWERTY têm, além dos números, acentuações e teclas auxiliares, as teclas de funções. Mas não é todo mundo que conhece as possibilidades existentes nos tais Fs. Não é difícil ver alguém se perguntando “para que servem essas teclas na parte de cima do meu teclado?”. A resposta é muito simples e fácil de entender.

Os botões de função, como o nome já diz, executam papéis específicos dentro de programas e sistemas diferentes. Se você está operando o Windows, observa que o botão F1 costuma ativar a janela de ajuda, sempre que ela for necessária. A combinação Alt + F4 também tem uma ação singular: fechar janelas ativas. No Word, selecionar palavras e depois pressionar Shift e F3 resulta em alterar a caixa dos caracteres.

As funções variam de acordo com o software ativo em um determinado momento. Ainda assim, você pode utilizar ferramentas específicas para manter suas teclas funcionais sempre ativas. Ou seja, existem programas que permanecem ativos para que as teclas sejam usadas sem problemas.


Enquanto você estiver no seu desktop ou dentro de alguma pasta e um arquivo estiver selecionado, use a tecla F2 para renomeá-lo. Já o F3 pode ser de extrema serventia aos que costumam se perder com muita facilidade no Windows. Ao pressionar este botão, você abre a janela de busca por arquivos. Assim, basta digitar o nome daquilo que você está procurando e voilà – ali está o arquivo!

Ainda assim, nem todo teclado obedece ao mesmo padrão quando se trata de execução de funções de teclas. Por isso, é preciso saber de alguns detalhes.

Teclados reduzidos


Os teclados de notebooks menores de 15 polegadas costumam ser diferentes. Justamente por ocuparem menos espaço no corpo do computador, os teclados recebem teclas de funções duplas – às vezes até triplas, dependendo do caso. Fica fácil observar esse tipo de coisa quando se tem a tecla “Fn” em meio às outras.

Muita gente também pergunta para o quê serve aquele “Fn” em azul, perdido ali no teclado. A verdade é que a utilidade desta tecla é bastante aparente. Basta observar se existe algum outro símbolo em azul, ou qualquer cor destacada. Combine-a com a tecla “Fn” para fazer com que aquela função específica seja ativada.

Agora que você já sabe disso, por que não experimenta utilizar algumas dessas funções? Boa parte delas está ligada ao controle de volume, brilho e contraste do seu notebook. Por isso, é bom ter mente que uma boa configuração vai exigir o conhecimento e o domínio de exploração do seu teclado.

De maneira geral, independente de se tratar de um teclado QWERTY comum ou modelos reduzidos, as funções são bastante parecidas. Veja a relação de algumas delas abaixo:

F1 – Abre a janela de ajuda;
F2 – Dependendo do contexto, renomeia arquivos e inicia jogos;
F3 – Abre a janela de busca;
Shift + F3 – Altera o padrão dos caracteres selecionados no Word;
F4 – Funciona como uma Barra de endereços no Internet Explorer;
F5 – Atualiza páginas na maioria dos navegadores;
F6 – Seleciona a Barra de endereço do Mozilla Firefox;
F7 – Aciona a correção no Word;
F8 – Acessa o Modo de Segurança enquanto seu computador está na fase de boot;
F9 – Não há função especificada nativamente;
F10 – Alternativa para a tecla Alt em alguns programas;
F11 – Aumenta a área ocupada pelo seu navegador;
F12 – Não há função especificada nativamente.

iMacs, MacBooks e MacTecla







Não acredite em quem diz que os primeiros dias em um computador da Apple são os mais fáceis da sua vida. Apesar de ter um desempenho magnífico, o padrão de teclados da maça de Steve Jobs pode dar um pouco de dor de cabeça a quem ainda não se acostumou com o padrão.

Como você já deve estar imaginando, os teclados Apple têm teclas diferentes e, com isso, combinações totalmente diferentes. Por exemplo: não há o “Ctrl” como conhecemos no Windows. Em vez dele, há o CMD, ou “Command”. Mas isso não significa que não haja a função neste teclado: acontece que algumas funções são divididas com o Alt.

Dependendo do idioma no qual o seu teclado está, é o Alt quem determina acentuações e outras características em vez do Shift. Porém, a confusão fica grande quando é hora de usar as funções. Os botões F dos teclados Apple têm algo muito interessante. Ao contrário do Windows, você vai usar bastante a tecla Fn do seu MacBook ou iMac.

Isso porque o computador depende dela para controlar brilho, volume de som e funções importantes como o foco em janelas ativas e visualização simultânea de janelas aparecem na sua tela. Veja a lista abaixo de como usar a teclas F no seu Mac:

Control + F1 – Alterna o acesso total do teclado;
Control + F2 – Altera o foco para a barra de menu;
Control + F3 – Altera o foco para a Dock;
Control + F4 – Vai para a próxima janela ativa;
Shift + Control + F4 – Volta para a janela ativa anterior;
F9 – Abre a tela de visualização de janelas simultâneas;
F11 – Esconde ou abre todas as janelas;
F12 – Exibe o Dashboard.



Gerenciando atalhos



Assim como os atalhos de teclado, você pode adicionar outros tipos de caminhos reduzidos aos programas que deseja executar. Um bom exemplo disso é o Launchy.

O programa, depois de instalado, garante uma pequena janela para digitação de um software específico. Outro que ajuda muito a organizar seus atalhos é o 8Start Launch. Agora, um que é capaz de transformar todo o seu teclado em uma grande sequência de teclas de função é o Qliner Hotkeys.

Mas, se o assunto é utilizar algo mais eficiente que o Menu iniciar do seu Windows, o RunMe ganha de goleada nessa disputa. O programa oferece uma interface ainda mais amigável e permite que você personalize as pastas e adicione novos itens da maneira que achar mais confortável e simples de usar.






Tudo o que você precisa fazer é instalar o programa e designar uma tecla para cada um dos programas ou ações que você deseja executar no seu computador. O RocketDock também é uma alternativa de organização e atalhos que pode ajudar bastante quem pretende transformar o teclado em uma “estação de lançamento”.

Agora que você já conhece alguns dos principais atalhos de teclado, tanto no Windows, quanto no Mac, é hora de testar suas habilidades. Coloque as mãos na massa e ganhe tempo.


MATÉRIA EXTRAÍDA DE:


http://www.baixaki.com.br/info/4027-f1-f2-f3-para-que-servem-as-teclas-f-.htm

domingo, 11 de abril de 2010

Lagarto gigante!


A idade de ouro da zoologia foi no século 19 e as ilhas do sudeste asiático foram particularmente ricas para caça de animais. Foi durante uma expedição nessa área que Alfred Russel Wallace sugeriu a ideia da evolução pela seleção natural e escreveu uma carta para Charles Darwin. A partir disso, Darwin se apressou em publicar suas próprias ideias, o livro A Origem das Espécies. Pensava-se que essa região estivesse livre de espécies gigantes e exuberantes. No entanto, a revista Biology Letters publicou, esta semana, informações sobre uma nova criatura, que tem essas características. Trata-se de um lagarto monitor encontrado nas Filipinas e parente bem próximo dos dragões carnívoros Komodo, mas apesar disso vegetariano. Ele chega a ter o tamanho de um homem. Varanus bitatawa é conhecido dos caçadores locais. No entanto, só agora se tornou conhecido pela ciência.


Extraído do BLOG abaixo:

Entre a Fé e o Mito













Vez ou outra o Santo Sudário, mortalha identificada por alguns como o pano que cobriu Jesus após sua morte, é pautado pela imprensa, especialmente em datas de interesse cristão, como a Páscoa. Por isso, na semana passada, diversas matérias sobre a reconstituição do rosto do defunto envolto na relíquia ganharam destaque, dentre elas uma veiculada no Fantástico do último domingo. Para saber um pouco mais sobre o que há de concreto e sensacionalista nessa discussão, conversei com o professor Rodrigo Silva, doutor em Novo Testamento, especialista em Arqueologia Bíblica pela Universidade Hebraica de Jerusalém e curador do Museu Paulo Bork do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), onde também leciona no curso de Teologia. Ele, que apresenta o programa Evidências da TV Novo Tempo, explica por que é cético em relação ao sudário e se a imagem imortalizada que temos de Jesus tem respaldo histórico.


Matéria extraída do BLOG abaixo. Clique na figura e acesse mais matérias interessantes.





Veja entrevista completa abaixo:


1) Apesar de a autenticidade do Santo Sudário já ter sido seriamente questionada, por que a relíquia é pauta recorrente?

O que temos são modismos sensacionalistas. Por exemplo, quando em 1980 três laboratórios mostraram, a partir do teste de carbono 14, que o pano era da Idade Média, o descrédito veio a tona na mídia. Em 2005, quando a Igreja Católica declarou que o pano submetido a exame, por engano, fora apenas um remendo feito no sudário por freiras na Idade Média, a questão voltou ao noticiário. A seguir, em 2009, quando um sudário autêntico do primeiro século foi encontrado numa tumba em Jerusalém, a comparação com o sudário de Turim novamente lançou dúvidas sobre o assunto. Mas, vale lembrar que, a veracidade do sudário não foi o tema da matéria do Fantástico e sim a reconstituição do rosto do suposto morto envolvido no pano.

2) O senhor se considera um crítico ou no mínimo um desconfiado em relação à mortalha. Por quê?

Apesar de crer na ressurreição literal de Jesus, não aprecio a fabricação de argumentos para consubstanciar minha fé. A legitimidade ou não do Santo Sudário, não me faz mais nem menos crente acerca da historicidade da ressurreição. Além disso, as investigações sobre a peça ficaram restritas a Igreja Católica, o que dificulta a credibilidade da pesquisa. Mesmo assim, o grupo que investigou um pedaço do pano, sob a tutela da Igreja, teve resultados muito contraditórios, sem contar os outros três laboratórios que dataram a "relíquia" como pertencendo à Idade Média. Logo, do ponto de vista científico ou acadêmico há muito pouco o que dizer sobre um objeto que não está disponível para investigação.






3) E o que de concreto pode haver contra a autenticidade do sudário?

Alguns fatores, entre eles, a não comprovação de que o sangue contido no pano seja humano. E ainda que seja de um homem, intriga porque o sangue fresco em contato com o lençol deixaria um borrão e não a marca de um tênue escorrimento. Em segundo lugar, se o corpo de Jesus foi levado envolto no lençol desde a cruz até o túmulo, a caminhada apressada dos discípulos provocaria marcas de transporte no tecido. Essas marcas não existem. Em terceiro lugar, a Bíblia, no texto de João 19:38 a 20:7, menciona que Jesus foi envolto em "lençóis", no plural. E indica também que um dos panos estaria envolvendo apenas a cabeça. Essa descrição contraria a teoria do sudário, por ser uma peça única.

4) E quanto à posição do corpo?

As mãos do defunto sobre a pélvis é no mínimo suspeita. Segundo o costume judeu, os corpos tinham os braços estendidos do lado do corpo ou ajeitados junto ao dorso (a cabeça também era virada para um dos lados). No caso do sudário, as mãos foram delicadamente colocadas sobre o baixo-ventre, como se estivesse cobrindo a nudez do defunto, imagem que parece evocar o puritanismo artístico-medieval. Outra suspeita é a suposta moeda romana vista nos olhos do corpo, demonstrando mais uma prática da Idade Média do que dos tempos do Novo Testamento. E por fim, chamo atenção para o silêncio da Bíblia em relação ao sudário. Se ele fosse autêntico teria sido mencionado pelos discípulos ou críticos de Jesus.

5) No decorrer dos séculos, a figura de um homem alto, com barba e cabelos longos foi praticamente imortalizada como a imagem de Jesus. É possível precisar quando Cristo começou a ser retratado dessa forma e por quê?

Até o início do quinto século praticamente não havia representações artísticas da cruz e da crucificação. Os primeiros cristãos pareciam pouco inclinados a destacar visualmente a morte humilhante do filho de Deus, preferindo retratá-lo em vida como amigo, senhor e protetor. Mas é no período bizantino que se começa a explorar mais as feições faciais de Cristo, de um Jesus com barbas e cabelos longos. Porém, segundo Irineu de Lion, um escritor da Igreja Cristã que viveu no 2º século depois de Cristo, ou seja, muito mais próximo das fontes apostólicas, as descrições feitas em sua época sobre Jesus eram completamente equivocadas. Santo Agostinho de Hipona, por sua, escreveu no começo do 5º século que ignorava completamente as descrições artísticas feitas de Jesus. Talvez, sua fala fosse uma condenação a riqueza e ostentação manifestadas por um cristianismo que dava as mãos para o império romano e se distanciava cada vez mais da simplicidade dos primeiros seguidores de Cristo.

6) O que a Bíblia e os escritos dos primeiros cristãos dizem sobre a aparência física de Jesus?

Na Bíblia, não encontramos um “retrato falado de Jesus”, porém, se aliarmos sua leitura às informações arqueológicas disponíveis, é possível encontrar ali poucas, porém, razoáveis possibilidades. Inquestionavelmente ele era um semita, e como os povos que habitavam ao sul do Mediterrâneo, deveria se distinguir dos gregos e romanos pela cor azeitonada da pele, olhos negros, cabelo escuro, nariz arqueado e estatura mediana. Pelo trabalho pesado que exercia como carpinteiro (não de móveis, mas no corte de pedras e de madeiras para a construção de casas), e por conseguir carregar a cruz por um bom trajeto, Ele deveria ter um físico musculoso.

7) Há poucos anos, uma pesquisa feita com base no crânio de um judeu do primeiro século sugeriu uma face morena e mais arredondada para Cristo, bem distinta da tradicional. Seria essa mais próxima da real? Veja o vídeo sobre a pesquisa.

O próprio professor Richard Neave, da Universidade de Manchester, que comandou a pesquisa, admitiu que essa tentativa forense também tem suas limitações. Questões como cor da pele e dos olhos, forma e tamanho do cabelo e certas cartilagens exteriores são fruto exclusivo da imaginação do especialista, o que torna o resultado parcialmente artístico e não 100% científico como se supõe. Ademais, Neave usou o crânio de um judeu e não faria sentido pensar que todos os contemporâneos de Jesus eram parecidos.

Por Wendel Lima