Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Trabalhando o Nero Recode






Se você tem o Nero 8, eis aqui algumas dicas interessantes a respeito de trabalhar os seus DVDs para caber em apenas um único disco.
Primeiro você deve executar ações com o Nero Recode. Ele faz um filme de DVD de oito gigas, ou aproximado, ficar com o tamanho desejado por você. Também com Nero Recode você pode transformar o filme em DVD num arquivo de vídeo MP4 para depois trabalhar o arquivo com o Nero Vision, criando assim seu filme particular.
Ao abrir o Nero Recode, você verá algumas opções para você trabalhar os filmes ou filme que você tenha em seu computador (os filmes deverão estar desprotegidos ou destravados contra cópias). Ali, existe a primeira opção: Recodificar um DVD inteiro para outro DVD. Clicando ali, será aberta uma janela na qual você transformará um filme grande num menor.
Proceda assim: clique em importar DVD. Será aberta outra janela contendo as possíveis pastas onde está o filme a ser codificado, ou seja, transformado num menor. Clique na pasta e em OK. Será aberta outra janela contendo as opções necessárias para a codificação. Nessas opções existem os tamanhos para a diminuição do filme e o destino de gravação (escolha uma pasta do sistema com o nome do filme que será codificado ou diminuído o tamanho). Confirme a escolha e comece a gravação. Lembre-se de ter diminuído o tamanho para caber no destino.
Você pode personalizar, ou seja, escolher ao seu gosto exatamente o tamanho que o filme irá ficar depois de codificado. Escolha o menor tamanho possível. O próprio Nero dirá se é aceitável ou não. Quando houver o tamanho ideal, proceda a gravação, sempre enviando o filme para uma pasta do sistema e nunca para a gravadora do seu computador, pois podem ocorrer erros e ainda você pode perder o disco, além de todo o processo para confecção do filme não estar terminado, mas apenas começando.
Depois de diminuído o tamanho do filme, passemos para a próxima etapa.
Volte para a página inicial do Nero Recode e clique em Recodificar o filme principal para o Nero Digital. Você deverá proceder da mesma maneira no início, ou seja, importar o DVD. Desta vez, você importará o filme menor que você recodificou, bastando clicar na pasta onde ele está.
Na aba ao lado direito do seu monitor existem quatro opções. De cima para baixo existe uma aba onde está escrito CABER NO DESTINO. É aqui que você escolhe que tamanho você quer deixar o arquivo de vídeo para a nova confecção do seu filme ou filmes em particular que será com o Nero Vision. Escolha, do mesmo jeito que você anteriormente com o DVD, diminuindo o tamanho para que o arquivo fique satisfatório ao Nero Vision a ser trabalhado depois.
Você irá diminuir para megabytes o filme que está em gigabytes. Deixe-o até no máximo de quatrocentos megabytes em tamanho. Feito isso se na janela de tamanho não aparecer a cor vermelha, mas somente verde, o filme será processado normalmente.
Existem ainda as opções onde você deve deixar automático o que é recomendado. Em codificador, clique nele e avance com o mouse a precisão de codificação até alta qualidade: vai aparecer a palavra melhor. Clique em OK. Clique agora na aba áudio e em opções. Em opções de áudio, deixe como está lá: AUTOMÁTICO (RECOMENDADO). Mas em opções de volume, você pode escolher preferencialmente deixar volume padrão, ou então, escolher alto volume, ou volume muito alto; esta última opção deixará o arquivo MP4 bastante alto depois de pronto para a reprodução.
Feito todos os ajustes incluindo o fato de deixar as legendas ou não (isso você encontra em subtítulo), clique em avançar, escolha a pasta onde ficará o arquivo MP4, e clique, novamente, em gravar. Espere a codificação que deve durar cerca de duas horas. O Nero informará o tempo restante, e, então, você pode configurar com o Nero para que o computador se desligue depois de terminado todo o processo.
O arquivo de vídeo ficará em MP4, onde poderemos trabalhar a confecção de mais de um filme para um único disco DVD com o Nero Vision. Faça o mesmo com outros DVDs.
Agora que já temos os arquivos de vídeo MP4, extraídos de filmes salvos no seu computador, passemos para a confecção de mais de um filme para um único disco DVD.
Nós vamos utilizar agora, outro aplicativo do Nero 8: Nero Vision.
Com o Nero Vision você pode criar um filme a partir de arquivos de vídeos que você mesmo tenha em seu computador.
Você pode fazer mais de um filme para um disco DVD ou ainda cada arquivo de vídeo que você tenha no seu PC pode ser uma apresentação de vídeo configurado para DVD.
Agora vamos a algumas dicas passo a passo sobre como proceder a criação de um DVD ou cd de vídeo:
Se você tem a suíte completa do Nero, abra em Nero Vision.
Se o seu caso é realmente já criar um DVD ou cd de vídeo, já aparecerão as opções de criação de DVD ou cd de vídeo na tela do seu computador. Se não for esse o caso, existe a opção de criação filme, onde você cria o filme e depois pode transformá-lo em DVD ou vcd ou ainda supervcd (isto fica ao seu critério).

Vamos ao passo de criação de filmes para um único disco DVD.
Arraste o cursor do mouse até onde está escrito criar DVD.
Feito isso, clique em DVD vídeo. Vai aparecer uma tela, e no canto superior direito a seguinte pergunta: o que você gostaria de fazer. Ali tem as opções as quais você gostaria de utilizar.
Clique em criar filme. Aparecerá uma tela com duas janelas.
Na janela à esquerda está o que será exibido com a criação do filme pretendido por você.
Na janela à direita aparece as opções de transição bem como a busca dos arquivos de vídeo para serem inseridos no filme. Insira apenas um arquivo de vídeo (cada arquivo de vídeo é um filme que agora está nesse novo formato).

Para inserir os vídeos que você tem no seu computador e assim transformá-los em um DVD vídeo, clique na primeira aba da esquerda para direita na janela direita do seu monitor. Esses vídeos são aqueles os quais você transferiu de sua filmadora ou de sua máquina fotográfica digital. Também pode ser aquilo de que estamos tratando agora: os filmes transformados do formato DVD para MP4.
Como o caso agora é apenas fazer mais de um filme DVDs num único disco DVD, transfira apenas um arquivo dos vídeos MP4, os quais eram filmes em DVD, para a linha de tempo mencionada, para poder montar apenas um filme (depois montamos os demais).

E se for possível mais de dois, você verá um pouco abaixo a afirmação de que a qualidade está ruim, boa ou excelente. Recomendo que você só confeccione o seu filme se a qualidade estiver excelente.
Clique em avançar. Aparecerá uma tela exibindo a sua criação, mas sem título e declarando o tempo de vídeo que será exibido. Clique sobre a palavra título e dê um nome que você almeja para o seu filme. Numa linha abaixo, há uma descrição sobre a qualidade do filme pretendido, bem como o tamanho do mesmo.
No lado direito você verá aquelas opções ditas anteriormente. Clique em criar capítulos. Aparecerá uma janela com a apresentação de uma tela para configuração dos capítulos pretendidos. Abaixo da tela tem um ícone verde que serve para reproduzir o vídeo total enquanto você vai criando os capítulos. Clique nele. O vídeo pretendido começará a ser reproduzido. Um pouco ao lado existe um ícone com o qual você insere um capítulo a mais à medida que o vídeo está sendo reproduzido. Você também pode adiantar o vídeo em reprodução para ganhar tempo no projeto e clicar no ícone quando você achar conveniente inserir um novo capítulo. Você também pode deixar que o filme fique exatamente como estava os capítulos anteriores, ou seja, no formato original. Para isso basta deixar o Nero Vision verifique para você, a detecção de capítulos existentes no arquivo MP4.
Agora clique em avançar.
Clique em criar filme e repita todas as operações feitas anteriormente. Agora você tem dois filmes para serem reproduzidos para serem gravados e depois reproduzidos no seu aparelho DVD. Se quiser mais outros filmes, basta clicar em criar filme e repetir todos os passos anteriormente.
Clique em avançar.
Serão visualizadas telas exibindo os padrões de menus do próprio Nero. Mas você também pode personalizar tanto as telas como a forma de exibição do menu em 2D ou 3D. Também pode colocar algum som contido no computador para quando o menu for exibido. Na forma 2D você pode personalizar o menu como quiser, mas em 3D apenas ao que o NERO determinar. De qualquer forma você pode fazer muitas modificações com a exibição do menu.
Feito a personalização clique em avançar e novamente clique em avançar.
Agora é só gravar.
Sugiro que você grave no disco rígido para um eventual erro no disco DVD não estragar todo o seu projeto.
Você pode deixar gravando e configurar o programa para desligar o computador quando acabar todo o processo.
Se o filme ficar maior do que o tamanho normal de um disco DVD: 4,7 gigabytes, reconfigure o filme com o Nero Recode. Este fará o filme ficar menor para caber no disco DVD. Se ainda não ficar, reconfigure novamente, ou determine o tamanho: basta usar no Nero Recode “recodificar um DVD inteiro para outro DVD”.

Qualquer dúvida extra, você pode escrever para etevaldo.jap@ig.com.br, que terei o maior prazer em ajudar com dicas das quais tenho conhecimento.

Nas próximas postagens colocarei algumas fotos para você poder entender melhor.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

LAGOA GRANDE


Situada no município de Pirambu, num lugar pitoresco, essa lagoa inspira paz aos que a freqüentam.
Devido ao tipo de vegetação da região em que a lagoa está situada, as águas não são claras. Assemelham-se bastante com as do Rio Negro na Região Amazônica.
O local é bastante ventilado e com várias árvores possibilitando um bom descanso. Essas mesmas árvores são de baixa altura, mas com troncos fortes, capazes de sustentar quem quiser tirar uma boa soneca debaixo delas por meio de uma rede.
As marolas que existem na lagoa, dão-se devido à ventania existente na região. Também a lagoa tem uma extensão bastante significativa. A profundidade é razoável aproximando-se dos dez metros; e ao adentrar na lagoa, a profundidade já se manifesta, visto que por volta dos sete metros já não se consegue tocar no fundo, porquanto as águas encobrem a cabeça do banhista.
Embora já se tenham manifestos vários usuários da Lagoa Grande, todavia, há um local onde não se freqüentava, até que os desbravadores do povoado São José da Caatinga (do município de Japaratuba) descobriram um local onde hoje é bastante visitado.
Existem perspectivas de tornar o local um ponto turístico. Mas isso pode comprometer a preservação da beleza do local; pois se hoje já são deixado dejetos de lixo no local por pessoas que não valorizam a natureza, isso tende a se agravar, caso a idéia de tornar o local um ponto turístico, venha ser realidade.
Para se ter acesso ao local, o interessado deve sair da BR 101, entrar na cidade de Japaratuba, pegar a rodovia Seixas Dórea, sair desta, e entrar no acesso ao povoado Sapucaia, prosseguindo direto para a Lagoa Grande. É bastante necessário que o turista interessado busque informações do local com pessoas da região que já freqüentaram, pois não há placas indicativas do local. Um desses informantes pode ser o professor Quirino, professor de biologia, que já levou muitos alunos ao local. O referido professor mora no povoado São José da Caatinga.